Erros do marketing

 

 

O Que é Automação de Marketing: Geração e Nutrição de Leads

 

Se você é um profissional de marketing atento, pode ser que você tenha percebido alguns “comportamentos estranhos” na mídia social ou em outras plataformas.

Sinais de que as coisas estão um pouco diferentes.

Por exemplo, você vai para a timeline de alguém no Twitter, olha para os seus tweets e respostas, e vê o pessoal da empresa respondendo rapidamente e direcionando suas perguntas:

 

Ou talvez você esteja em um grupo grande do Facebook e, de alguma forma, o criador, embora super ocupado, sempre posta a mesma atualização de status toda quarta-feira, ou ainda recebe e-mails com promoções em seu aniversário, descontos, artigos sobre assuntos de seu interesse.

Isso é automação de marketing em ação.

Desde que a mídia social ficou fora de controle, com mais de 200 redes e bilhões de usuários no mundo inteiro, é impossível para os profissionais de marketing serem produtivos o tempo todo em todas elas.

Apenas manter um perfil ativo em uma única rede social já é, por si só, um trabalho de tempo integral.

Então, como você pode ainda manter Twitter; Facebook; Instagram e outras redes ao mesmo tempo?

 

Automação de Marketing é a resposta.

Você provavelmente já ouviu esse termo antes. Não se sinta mal se você não sabe o que significa. 90% dos profissionais de marketing não sabem.

Hoje isso está prestes a mudar.

Eu vou te mostrar não só o que é automação de marketing, mas também como você pode hoje mesmo começar a usá-la, aumentar os seus seguidores, tráfego e leads no piloto automático.

Mas, para isso, precisamos primeiro olhar o que é automação de marketing realmente.

 

O Que é Automação de Marketing?

 

Em nosso guia definitivo para automação de marketing, encontramos 5 definições diferentes.

Algumas delas falam sobre automação de marketing sendo táticas, algumas dizem que é software, outras apenas chamam de um subconjunto da gestão de relacionamento com o cliente.

Gente, por que nós não simplificamos? O que automação de marketing realmente significa já pode ser adivinhado a partir do termo em si: você automatiza o seu marketing.

Uma vez que automação exige sempre tecnologia, essa é a parte fundamental do processo.

Portanto, podemos, de maneira bem simples, definir automação de marketing como o seguinte:

Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.

Isso é tudo. Portanto, quando você se encontrar fazendo a mesma tarefa vezes e vezes seguidas, você pode estar quase certo de que há uma maneira de automatizá-la.

Isso permitirá que você otimize a forma como a tarefa deve ser feita, não gaste nem um minuto do seu tempo para executá-la, e ainda possa medir continuamente o desempenho da tarefa.

O objetivo da automação de marketing é fazer de você um profissional de marketing melhor, gastando mais tempo em tarefas importantes.

 

Visão Geral Sobre Automação de Marketing

 

Existem 3 grandes áreas de marketing on-line que você pode automatizar até certo ponto.

A primeira é o e-mail. Você pode usar o software para, automaticamente, ter determinados e-mails enviados em eventos provocados, como escolher acessar um formulário de inscrição. A entrega é uma maneira de automatizar seus e-mails. A distribuição é outra.

Você também pode segmentar a sua lista de e-mail automaticamente, dependendo de quem escolheu acessá-la. Por último, respostas automáticas são uma ótima maneira de automatizar as vendas com e-mail.

Em segundo lugar, há a mídia social. Até agora centenas de ferramentas de software de automação de marketing de terceiros permitiram automatizar a distribuição de seu conteúdo. Entretanto você também pode automatizar a sua mídia social para o crescimento se, automaticamente, envolver seguidores e leads.

Landing pages é o terceiro grande setor da automação. Costumava-se levar um longo tempo para fazer o design manualmente, codificando em HTML e CSS, mas agora é possível usar modelos e apenas copiar os mesmos designs por vezes seguidas.

Você pode até mesmo automatizar o texto de suas landing pages, em certa medida, com a ajuda de testes A/B.

Vou orientá-lo como começar com a automação em cada segmento das 3 grandes áreas de automação de marketing em outro artigo, mas primeiro vamos aos erros do marketing.

Como diz nosso título: Quais são os erros de marketing?

 

O que mais vemos hoje em dia são profissionais de áreas até sinérgicas tentarem ingressar no Marketing digital como executores.

Esse é o momento onde as empresas começam a perder dinheiro e a queimar tanto tempo que quando se dão conta, o estrago já está feito.

Profissionais de Marketing não são profissionais de marketing digital, esteja certo disso. Tenho executado inúmeras consultoria para agências de marketing que se dizem especializadas em marketing digital e quando se pede para redigir um simples copy ou headline de efeito vemos coisas “bizarras”.

Recentemente fiz uma série de reuniões com uma agência que foi contratada por uma companhia aérea a qual eu era o consultor de marketing e como tarefa de teste pedi que elaborassem alguns anúncios simples usando colorimetria + Neuromarketing e um Headline de efeito. Essa agência, possui mais de 300 clientes efetivos, portanto, esperávamos que o trabalho fosse coerente.

Como anúncio pedimos o seguinte: No mês de Setembro queremos um anúncio de prevenção ao suicídio.

O resultado foi esse:

erro marketing

Como podem ver, o conhecimento de colorimetria é profundo, mas tão profundo que quase chega ao “inferno”. Quem em marketing digital destacaria “Suicídio e SIM ” . A mensagem subliminar é “suicídio sim”.

Isso é o resultado de pessoas não qualificadas, sem preparo, que jamais escutaram falar em velocidade das cores, respostas neurológicas às cores e muito menos sobre neuromarketing.

Eu estava conversando com um amigo meu que é médico, sobre quem fazia o marketing da clínica dele e não para minha surpresa, pois isso é muito comum, ele me disse que ele mesmo fazia. Daí eu mudando de assunto disse. “Fulano”, eu estou com um problema de sinusite crônica e não cura nunca, já fui em três farmacêuticos que me deram remédios diferentes e nada resolveu.

“Meu amigo pulou da cadeira e disse.. Cara, você é maluco? Farmacêutico não é médico, não fizeram 6 anos de medicina e não são especialistas. Se quer se tratar consulte um MÉDICO!”

Nesse momento olhei para ele e disse. Quantos anos de faculdade e de especialização você tem em Marketing mesmo?

Hoje tenho a conta das clínicas dele.

Esse talvez seja o maior erro de todos os profissionais de marketing. Aprenderam marketing mas não marketing digital e ao entrar nessa área, precisam estudar muito e aprender sobre tudo que envolve esse especialidade ou trazer uma empresa que sabe como usar todas as ferramentas e terceirizar o serviço.

Segundo erro do marketing muito comum em marketing digital é contratar uma ferramenta de automação de marketing e acabar vendo toda a equipe de vendas gastando mais tempo em aprender a ferramenta do que executando as vendas.

Terceiro erro comum é entrar na “onda” ou moda como preferir chamar, do marketing digital e não identificar realmente que tipo de marketing digital se encaixa com o perfil de sua empresa, seu produto e seu público. Sério, eu já vi agências que iniciaram uma campanha de marketing digital para empresa aérea oferecendo um E-book. Aliás, o mercado já está vacinado contra todos esse tipos de iscas de leads. Criatividade e conhecimento é importante para se ter resultados.

Quarto erro do marketing e talvez um dos piores: Vemos empresas investindo em Google adwords e não ter um ambiente receptivo de marketing digital. Esse eu faço questão de entrar em detalhes.

Imagine que você tenha investido X reais em Adwords e esse anúncio tenha atraído para seu site 1.000 pessoas. Consideremos que cada clique custou R$1,00 ok.

Essas mil pessoas que chegaram ao seu site encontraram um ambiente padrão. Site com páginas de explicação e formulário de contato e telefone. Conforme pesquisas da Gartner, 82% das pessoas saem do site sem interagir, caso não haja nenhum sistema de automação, portanto, R$820,00 foram literalmente “rasgados” por não existir uma estratégia de marketing digital.

Dos que fizeram contato, é esperado que somente 1 a 3% converta em vendas, portanto, ainda há uma fuga de 17% que por não haver um sistema de marketing digital o dinheiro investido neste “Spill” (fuga de clientes) foi desperdiçado também.

Ou seja, pelo quadro acima, seu custo de aquisição de clientes será por volta de 97 a 99% do valor investido no anúncio. Isso é simplesmente ridículo. Com um sistema de automação, 100% desses clientes estariam mapeados e todos aqueles que deram spill seriam trabalhados pela plataforma de automação, sendo nutridos de informações e preparados para a compra. Isso gera 4 vezes mais vendas que um simples anúncio. Mas ainda há a recorrência de ações, visto que os leads ficaram em seu banco de dados e podem ser trabalhados de maneira gratuita todos os meses, sem precisar investir mais em anúncios para os mesmos leads.

Pense nisso, ou você investe em uma plataforma de automação ou um serviço de automação ou terá que “pescar” todos os meses com uma fuga de até 99% dos leads. Nada pior que isso né?

 

Como começar a automatizar o seu negócio? Comece pelo e-mail marketing

 

É através de e-mail que a maioria das empresas se relaciona com seus clientes. Seja sua empresa um hotel, clínica médica, buffet Infantil, escritório de direito ou qualquer empresa que tenha clientes, o relacionamento com o cliente é essencial. A Geração milênio não aceita comprar sem se relacionar e quem não o faz, perde. Entretanto para fazer um relacionamento com o cliente sem uma ferramenta de marketing digital ou um serviço de marketing digital é praticamente impossível, visto ser necessário um “exército” de pessoas para dar conta do volume. Uma ferramenta de automação de marketing atende milhares de clientes simultaneamente e está a seu alcance.

A Creative possui um plano de automação para cada tamanho de empresa e te garanto, os valores são de cair o “queixo”. Mais barato que uma ferramente de automação de marketing.

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