5 excelentes razões para adotar a Inteligência Artificial em hotéis!

Inteligência artificial em hotéis é a realidade que você, hoteleiro, deve adotar. Eu sei que pode parecer “ficção científica” ou alguma tendência futurista que não vai pegar. Mas a IA já está entre nós e pode facilitar sua vida no trabalho e os clientes mais felizes com sua experiência.

Houve um tempo (não muito tempo atrás) em que o atendimento ao cliente era restrito a telefonemas e e-mails. Ficar na fila esperando uma resposta era um dado. Era assim que as coisas eram. Mas não mais! O cenário mudou e as expectativas também. Os clientes querem eficiência e rapidez ao entrar em contato com uma empresa e um atraso pode arruinar os relacionamentos antes mesmo de começar.

Do ponto de vista do cliente:

Se eles tiverem que esperar mais de um minuto por uma resposta de uma empresa, quais são as chances de esperar pacientemente por ela? E se a empresa é um hotel, quanto tempo leva para verificar outro hotel ou simplesmente reservar através de um site de reservas on-line?

Do ponto de vista do hoteleiro:

A operação mudou. Agora você tem vários canais para lidar. E um desejo insano dos clientes de serem prontamente atendidos. Como você pode fazer isso? Obrigado pela Inteligência Artificial em hotéis! Essa ajuda robótica é a chave para o sucesso neste mundo louco, sem parar, com vários canais.

Empresas de diferentes setores estão aproveitando o uso da IA. Já era hora de o setor hoteleiro também se beneficiar. Muitos hoteleiros resistem a adotar uma solução robótica com medo de perder o toque humano. Mas isso não é inteligente. Aqui estão 5 pontos para fazer você amar a Inteligência Artificial nos hotéis.

1. AI é uma obrigação, não uma vantagem!

O comportamento do consumidor mudou, então as estratégias também devem mudar. Telefonemas são coisas da última década. Veja o que está acontecendo nos EUA:

Como você pode ver, com o passar dos anos, a porcentagem de uso de canais de voz está diminuindo. Isso significa que as pessoas preferem enviar mensagens de texto a falar. Algumas pesquisas dizem que os americanos passam o dobro do tempo enviando mensagens de texto do que usando chamadas de voz.

Esta é uma tendência global. Basta pensar em quantas vezes você chama x alguém de texto. As pessoas querem que os serviços sejam rápidos, fáceis e convenientes. O atendimento ao cliente deve ser oferecido nos principais canais, e os canais de mensagens certamente são os favoritos entre os clientes. É por isso que o serviço online é crucial.

E o serviço também deve ser inteligente; portanto, vá além de cliques e scripts em seu site. Com a Inteligência Artificial, os bots projetados especificamente para hotéis podem entender até 80% das interações. Diga não à frustração do cliente e sim à satisfação do hóspede.

2. Um hotel é um negócio 24/7

Veja esses relatórios abaixo!

O relatório está relacionado ao período em que o serviço ao cliente é solicitado. Segundo os dados, 54% dos pedidos estão fora do horário de trabalho, sendo o período entre as 18h e as 24h mais intenso. Um chatbot inteligente, que entende a linguagem natural, pode prestar assistência perfeita a seus clientes em potencial a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

3. É tudo sobre dinheiro!

Quando se trata de reduzir custos, o autoatendimento é o melhor canal, de acordo com a Forrester Research e Oracle:

O autoatendimento na Web, ou chatbots, é o melhor custo-benefício do mercado. Especialmente se você pensar em funcionários multilíngues, algo que todo hotel está procurando. Você pode imaginar o custo de ter sempre um funcionário poliglota disponível para os clientes o tempo todo?

Como resultado, os chatbots multilíngues são perfeitos para a indústria hoteleira, pois custam muito menos, falam muitos idiomas e funcionam sem pausa. Ter um agente humano dedicado exclusivamente ao atendimento on-line ao cliente não é a realidade para muitos hotéis. Os chatbots da IA podem oferecer a experiência exigida pelos viajantes on-line.

4. Não é conversa fiada, é conversão!

Você se engana se acha que os pedidos são apenas sobre questões triviais. Ainda assim, de acordo com especialistas, 40% dos chats são sobre cotações de quartos. Não responder a uma solicitação pode levar à perda de uma possível nova reserva e à aquisição de um novo cliente.

Com um chatbot de hotel, não apenas os clientes são atendidos prontamente, mas o caminho para fazer a reserva fica mais fácil e suave. Com os assistentes virtuais integrados aos mecanismos de reserva, as chances de fechar o negócio aumentam significativamente. Novamente: as pessoas querem que seja simples e conveniente comprar um produto ou serviço.

Verifique este relatório sobre comércio eletrônico. As pessoas estão comprando cada vez mais na internet. Nas viagens (incluindo acomodações), houve um crescimento de 11% do comércio eletrônico. Os chatbots com inteligência artificial e integrados aos mecanismos de reserva ou até chatbots simples para o primeiro atendimento são perfeitos para aproveitar essas oportunidades online.

A Internet é um “grande mundo” e os potenciais convidados estão espalhados por vários canais de comunicação. Seu hotel precisa estar onde os clientes estão. Uma abordagem inteligente omnichannel pode ser a ferramenta perfeita para esta tarefa.

5. Automatize para personalizar.

Personalizar um serviço exige tempo e dados, duas coisas que a Inteligência Artificial pode oferecer. Os chatbots de IA permitem que os agentes humanos se concentrem em tarefas complexas e significativas em vez de responder a perguntas operacionais e repetitivas. É por isso que é um erro considerar a automação e a personalização como opostas. Eles são complementares. Um ajuda o outro.

Além disso, as empresas cuja maioria dos funcionários se concentra em tarefas complexas têm melhor desempenho do que aquelas cuja maioria dos funcionários passa a maior parte do tempo resolvendo problemas simples.

Fonte: Salesforce

Novamente: não se trata de escolher ou substituir. Humanos e IA devem trabalhar juntos. Ao adotar um chatbot de hotel, existe a possibilidade de intervenção humana a qualquer momento em qualquer conversa que o bot esteja tendo. Isso é o que chamamos de trabalho em equipe!

Inteligência Artificial em hotéis está aqui para ficar.

As expectativas dos clientes estão mais altas do que nunca. Superava wi-fi gratuito, cama king-size ou qualquer instalação objetiva. Agora, eles estão relacionados ao serviço em si: como os funcionários executam e como os problemas são tratados. Os hotéis devem atender a essas expectativas.

Com a Inteligência Artificial, existem muitas novas oportunidades para impressionar e melhorar a experiência do cliente. A IA fornece dados valiosos que orientam o caminho para o sucesso do cliente. Afinal, a jornada do hóspede começa antes da chegada ao saguão do hotel. Começa na internet.

Os dados fornecidos e o auxílio da automação dão aos hoteleiros a chance de impressionar os clientes e o tempo para personalizar o serviço, tratando cada um deles como único. Os funcionários podem se concentrar no que importa e até treinar para desenvolver habilidades.

Inteligência artificial e humanos podem coexistir no ambiente de atendimento ao cliente. De fato, de acordo com o Business Insider, 45% dos clientes não se importam se são atendidos por um humano ou um robô, desde que sejam atendidos bem e rapidamente.

Ainda não está convencido sobre os benefícios da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados para a hospitalidade? Ou você acha que essa é uma tecnologia disponível apenas para os maiores e mais ricos? Dê uma olhada nesta entrevista de Hampus Ljunggren, chefe de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias na Travel Appeal da Ecole Hoteliere de Lausanne:

Inteligência artificial não é um privilégio. É um recurso valioso.

Versão Creative Solutions:
Sobre o autor
Are Morch – Coach de Marketing Hoteleiro

quer saber mais?

Solicite um orçamento e um estudo para seu negócio!